O Comitê Gestor de Combate ao Covid-19 de Monteiro se reuniu na tarde desta segunda-feira (05), no gabinete da prefeita Anna Lorena para discutir novas medidas a serem adotadas, após publicação do novo decreto estadual.
Compareceram à reunião ao lado da prefeita Anna Lorena e da secretária de Saúde do município, Ana Paula Oliveira, os representantes da Gerência Regional de Saúde e Hospital Santa Filomena, além de representantes do comércio local e outras entidades e a diretora da Vigilância em Saúde, para analisar e debater as novas medidas a serem adotadas e reforçar as estratégias de prevenção e combate à proliferação do vírus.
Ao abrir a reunião, a prefeita Anna Lorena revelou sua opinião contrária ao fechamento do comércio, porém, teve que adotar as medidas em virtude da amplitude do decreto estadual e disse que o comércio já fez a sua parte e que agora cabe a população adotar as recomendações da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde.
“O comércio já teve sua parcela, e a população é que a partir de agora tem que redobrar os cuidados, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, o uso de álcool em gel e principalmente o uso de máscaras”, disse a prefeita Anna Lorena.
COMÉRCIO
A partir desta segunda-feira, os bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h às 22h, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas, ficando vedada, antes e depois desse horário, a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento. Os serviços de delivery e retirada de mercadoria pelo cliente podem ocorrer até às 23h30.
Também poderão funcionar salões de beleza; academias; escolinhas de esporte; instalações de acolhimento de crianças, a exemplo de creches; hotéis; pousadas; call centers; e indústrias observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.
CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS
As missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas.
ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
O novo decreto estadual prevê que as aulas presenciais nas escolas das redes públicas estadual e municipais seguirão suspensas. As escolas e instituições privadas de níveis superior, médio, fundamental e infantil também deverão funcionar exclusivamente através do sistema remoto, porém a prefeita Anna Lorena preferiu aguardar uma reunião que o Governo do Estado promoverá por videoconferência, com a participação dos sindicatos e associações dos professores e trabalhadores das redes públicas e privadas, sindicatos patronais, representantes das universidades públicas e privadas e representação de pais de alunos com o objetivo de discutir como se dará o funcionamento das aulas, o que poderá acontecer nesta terça-feira.
Para a secretária de Saúde Ana Paula Oliveira, este ainda é um momento de muita precaução. “Para os que podem ficar em casa, fiquem. Aos que precisam realizar suas atividades, reiteramos que o distanciamento, uso de máscara e álcool 70% é imprescindível para evitar a contaminação pelo Covid”.
A secretária Paula Oliveira ainda lembra que as pessoas que apresentem síndrome gripal procurem uma Unidade de Referência ao Covid, localizadas no antigo CEMED e no bairro do Mutirão, para que sejam informadas sobre os procedimentos e que fiquem em isolamento domiciliar para evitar a disseminação da doença.