O Comitê Gestor de Combate ao Covid-19 de Monteiro se reuniu na manhã desta quarta-feira, 16, na Prefeitura para discutir e avaliar a situação com relação à doença no município.
Estiveram presentes ao lado da prefeita de Monteiro, Anna Lorena, secretários municipais, representante da Gerência Regional de Saúde e representantes eclesiásticos, para reforçar as estratégias de prevenção e combate à proliferação do Vírus.
O chamamento veio em função do aumento no número de casos no município, um dos temas abordados no momento, onde Ravena Farias, representante da Gerência Regional de Saúde, e a secretária de saúde Paula Oliveira, esclareceram a respeito, informando que o fato se deu pelo aumento dos números de testes no Lacen e que a normalidade será estabelecida nas próximas semanas.
“Os resultados dos testes SWAB em Monteiro chegaram de vez, resultado do acúmulo de testes no Lacen. O normal é que o resultado saia em até quatro dias, mas com a demanda atual o prazo é de cinco a dez dias. Eram realizadas as análises de mil amostras e hoje a realidade é de dois mil testes”, acrescentou Ravena Farias.
Outro ponto abordado no momento foi o relaxamento da população com relação às recomendações de prevenção à doença. “O que temos visto e precisamos chamar a atenção incisivamente é quanto ao uso da máscara de proteção facial que não está sendo feito. Este é um dos métodos mais eficazes para barrar a contaminação”, apontou Paula Oliveira.
Já Silvana Silva, diretora da Vigilância em Saúde, ressaltou as ações que estão sendo realizadas no município, como a mudança do horário das desinfecções nas ruas a pedido dos comerciantes. “Hoje trabalhamos a desinfecção das 4 às 7 da manhã para que o comércio não sofresse prejuízos, realizamos um mutirão de testagens no centro da cidade, além das visitas e acompanhamento aos doentes, temos também as barreiras e trabalho de conscientização. Mas é necessário que a população entenda que mesmo com todas as ações, a principal é feita por cada um de nós quando decidimos só sair de casa quando necessário, saindo de máscara, usando o álcool 70% e quando vamos ao comércio e temos a prudência de respeitar o distanciamento e observar a quantidade de pessoas no local, afinal, a aglomeração é a mais fácil forma de se contaminar”, explicou.
Finalizando a reunião, unanimemente ficou acordado com todos os representantes dos setores que as ações serão mais incisivas no sentido da conscientização e fiscalização, bem como a expressa proibição de quaisquer tipos de aglomeração, principalmente neste período festivo de fim de ano, como confraternizações e festas de qualquer tipo.
A secretária Paula Oliveira ainda lembra que as pessoas que apresentem síndrome gripal procurem uma unidade de referência ao Covid, localizadas no antigo CEMED e no bairro do Mutirão, para que sejam informadas sobre os procedimentos e que fiquem em isolamento domiciliar para evitar a disseminação da doença.
Normas de Prevenção ao Covid-19
Para comerciantes: Exigência do uso de máscara para adentrar nos estabelecimentos, uso de álcool em gel ou 70° e limite de clientes nos estabelecimentos.
Para a população: Uso de máscara para adentrar nos estabelecimentos e locais públicos, uso de álcool em gel ou 70°, observado o limite de clientes nos estabelecimentos comerciais, bancos e locais como templos religiosos. Evitar aglomerações como festas, confraternizações e reuniões de qualquer tipo
Anna Lorena garantiu que não haverá fechamento do comércio, desde que todas as normas sejam seguidas, no entanto, permanecem suspensas as atividades como festas em clubes, vaquejadas, jogos e/ou torneios de futebol e eventos que gerem aglomeração de pessoas.