O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, emitiu uma recomendação nesta sexta-feira (3) para que os nove estados da região não promovam festas de réveillon e carnaval por conta da ômicron, nova variante da covid-19.
De acordo com a recomendação, o Natal, Réveillon e Carnaval podem gerar aglomerações. Para a entidade, essas festas intensificaram a transmissão do coronavírus e poderiam resultar em nova onda da pandemia.
Na recomendação, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste ainda solicitou aos gestores da região que intensifiquem as respectivas campanhas de vacinação contra a covid-19 para que um maior percentual da população possível esteja imunizada com as duas doses.
Na parte referente a Paraíba, o documento aponta a evidência de estabilidade para os próximos 30 dias, mas que apesar dos dados animadores acerca da redução de casos e da vacinação, ainda não há segurança sanitária para realização de eventos com grande quantidade de público devido aos riscos de disseminação da Covid-19 e possibilidade da ocorrência de novas variantes. O documento afirma que o risco epidêmico permanece alto e a interiorização de casos continua, e por esta razão o risco de uma nova onda de casos ocorrer no estado não deve ser descartado.
Consorcio nordeste é aquele dos desvios das verbas dos respiradores; que a CPI da covid-19 não quis investigar?