Uma comitiva composta por deputados da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) visitou na manhã desta sexta-feira (17) as obras de transposição do Rio São Francisco, na divisa do estado com o Ceará. Além dos parlamentares paraibanos, a visita contou com a presença de deputados do Rio Grande do Norte.
Para o presidente em exercício da ALPB, deputado João Henrique, a ação conjunta mostra a importância que a Frente Parlamentar da Água tem para o nordeste. “Estamos unindo forças para que possamos ver essa obra da transposição do Rio São Francisco concluída o mais rápido possível”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, deputado Jeová Campos, tanto os deputados paraibanos quanto os potiguares assinaram um documento que deverá ser encaminhado ao Ministério da Integração para cobrar agilidade no processo das obras da transposição. “Estamos unindo as bancadas dos estados beneficiados pela transposição para cobrar celeridade no andamento da obra. Isso é fundamental para que tenhamos nosso pleito atendido. Não podemos mais esperar. Nosso povo tem pressa”, destacou.
A visita foi iniciada no município de São José de Piranhas. De lá, as águas do eixo norte vão chegar ao território paraibano por meio de um túnel de quinze quilômetros e seguirão por meio de canais até desaguarem em barragens.
Entre as barragens visitadas, estiveram os reservatórios de Boa Vista, com capacidade para armazenar 300 milhões de metros cúbicos e o de Caiçara, de onde devem sair três canais: um para o Rio Grande do Norte, outro para o Ceará e outro para a Barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras.
Segundo o engenheiro responsável pelo trecho que compreende os lotes 6 e 7 da obra, Dinarte Maia, a parte que cabe a construtora em que ele trabalha, já está 82% concluída. “A nossa previsão é de concluirmos a nossa parte em novembro deste ano, deixando tudo pronto para recebermos as águas do eixo norte”, afirmou.
O presidente da Assembleia do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, destacou a importância da união entre os legislativos dos dois estados e parabenizou o parlamento paraibano pela iniciativa da visita. “Esta é uma seca que tem idade. Ela já dura quatro anos e não podemos mais esperar. De mãos dadas podemos fazer mais”, disse.
Além do presidente em exercício da ALPB e o presidente da Frente Parlamentar da Água na Paraíba, o deputado Galego de Souza fez parte da comitiva.