Paulo de Souza, que hoje atende pelo nome artístico de PAULO DEBÉTIO, nasceu no dia 01 de março de 1946 no sítio Tanquinho, e foi criado no Sítio do Meio município de Camalaú, localizado na região do Cariri paraibano.
Aos treze anos de idade deixou sua terra natal, família e amigos, e foi tentar a sorte no sul do país. Inicialmente foi morar em Fontinha, Bento Ribeiro, ficando hospedado na casa de sua Tia Maria. Posteriormente na Rua dos Inválidos numa pensão, quando conseguiu seu primeiro emprego na Krauze Jóias, na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro.
Paulo Debétio participou da Ala de Compositores da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, foi membro ritmista da bateria da Estação Primeira de Mangueira, morou em Vila Isabel e fez amizade com muitas personalidades do mundo artístico como: Alcione, Jorginho do Império, Leci Brandão, João Nogueira, Agepê, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e tantos outros.
A consagração de seu trabalho veio em 1982 com o samba “Pelo Amor de Deus”, interpretado pelo cantor Emílio Santiago.
Filho da Música, como se auto-intitula, nasceu para brilhar com ela. Seu universo é a sensibilidade, o toque das palavras, a nota certa no compasso exato…
Além de compositor, foi Diretor Artístico e Produtor Musical de duas multi-nacionais a Polygram (Universal) e a Warner Music.
Debétio lançou artistas como: Chitãozinho e Xororó – Sandy e Júnior – Margareth Menezes – Banda Cheiro de Amor – Gian e Giovane.
Algumas obras e seus interpretes mais famosos: Pelo amor de Deus – Emilio Santiago; Nuvem de Lágrima – Fafá de Belém; Dez a Dez – Elimar Santos; Tiêta – Luiz Caldas; Meu amor não vá embora – Beto Barbosa.
Este é um breve relato da vida e obra deste grande compositor e cantor camalauense.
Sua Visita a Camalaú
Diante do grande trabalho desenvolvido por este ilustre Camalauense, a Secretaria de Educação do município sugeriu seu nome para ser o tema de estudos dentro do contexto interdisciplinar da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura, onde os alunos durante o segundo semestre letivo utilizaram sua vida e obra como ferramenta pedagógica de estudo. Fazendo assim uma ponte entre a vida de Paulo Debétio e os conteúdos pedagógicos da escola.
Além de ilustrar os conteúdos de estudos do semestre, Paulo Debétio a exemplo do cartunista Fred Ozanan, que já foi objeto de estudo na mesma escola no primeiro semestre letivo, virá ao município onde irá conferir todo desenvolvimento de estudos feitos pela escola a partir de sua vida e obra, além de receber as muitas homenagens que os alunos a e comunidade estão preparando durante sua passagem pelo município.