A II Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar do Território do Cariri Ocidental Paraibano foi realizada na sexta-feira (11), em Sumé, no auditório do CDSA/UFCG.
Esta foi a etapa territorial voltada para os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, representantes de entidades e organizações que prestam serviços de assistência técnica e demais entidades públicas e privadas.
Com o lema: “ATER, Agroecologia e alimentos saudáveis” a Conferência trabalhou os seguintes eixos temáticos: Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) – Fortalecimento, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; ATER e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Formação e Construção de Conhecimentos. Dentro de cada eixo também foram discutidos os temas transversais: Mulheres Rurais, Juventudes Rurais e Povos e Comunidades Tradicionais.
A Conferência foi um espaço para debater estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores familiares da Paraíba. Foram escolhidos 10 delegados para a próxima etapa que é a Conferência Estadual, que acontecerá em abril de 2016.
Estiveram envolvidos técnicos de extensão rural da Emater dos 17 municípios do Cariri Ocidental, ONGs, agricultores familiares, estudantes universitários e instituições parceiras, como a Prefeitura de Sumé, Sebrae, AAUC, CDSA/UFCG, Centro Vida Nordeste, Cooptera e Emater.
A abertura da Conferência também teve a participação do representante da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário na Paraíba, José de Sousa, do vice-prefeito de Sumé, Éden Duarte, do secretário de Agricultura, Nilson Brito, da professora do CDSA/UFCG, Adriana Meira, do representante do Fórum Territorial do Cariri, Roberto Barros e da representante da Emater, Maria do Socorro Barbosa.