Continuam abertas as inscrições para as famílias que pretendem se tornar uma Família Acolhedora no município de Monteiro. A informação é da secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Aleixo, que destaca a importância do Programa lançado no mês de maio.
O Programa Família Acolhedora é uma política pública que oferece alternativas à institucionalização de crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos.
Enquanto não for possível que crianças ou adolescentes retornem para as famílias de origem ou sejam adotadas, eles ficam temporariamente na casa de uma família previamente habilitada, evitando que essas crianças sejam encaminhadas a uma unidade de acolhimento (abrigo). Durante o tempo que permanecer com a criança acolhida, a família acolhedora receberá um salário mínimo mensal da Prefeitura de Monteiro para arcar com as despesas de manutenção do acolhimento.
Desenvolvido em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Igrejas e Associações, o Programa Família Acolhedora, conta com o apoio e incentivo da prefeita Anna Lorena e do Juiz Dr. Rodrigo Augusto Gomes Brito Vital da Costa.
Maiores informações de como se tornar uma Família Acolhedora, critérios e como se inscrever estão disponíveis no site da Prefeitura de Monteiro ou na sede do Creas, que funciona na rua Professora Maria da Salete, 260 no bairro do Alto São Vicente.