No 2º e último dia das comemorações do aniversário de Zabelê, a cidade mostrou como se faz um grande evento, prestigiando talentos locais, fazendo uma verdadeira amostra dos grandes jóqueis da cidade com seus velozes jegues, participando da maior corrida de Jegue da Paraíba.
A prefeitura de Zabelê buscou valorizar o seu ouro da casa, disponibilizando em sua programação amostra de artesanato, apresentações culturais e grandes shows em praça pública, inclusive com a participação de mais de 60% das atrações sendo do município, uma forma que a prefeita Iris encontrou para homenagear os artistas zabeleenses.
A programação do último dia foi iniciada na tarde deste domingo 24, começando com a tradicional Corrida de Jegue, em sua 16ª edição, com a participação de 48 jegues dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
A corrida atraiu milhares de pessoas que foram acompanhar de perto a acirrada disputa que teve como prêmio principal uma moto 0 km e vários prêmios em dinheiro, além de troféus.
Depois de várias baterias, chegaram as finais oito jegues, ficando na seguinte colocação:
1º – Jegue: Catingueiro – Cidade: Nossa Senhora Da Glória – SE
2º – Jegue: Pitú – Cidade: Ouro Velho – PB
3º – Jegue: Caju – Cidade: Surubim – PE
4º – Jegue: Motoquinha – Cidade: Santa Cruz do Capibaribe – PE
5º – Jegue: Fumaça – Cidade: Zabelê – PB
6º – Jegue: Campeão das meninas – Cidade: Surubim – PE
7º – Jegue: Baliza – Cidade: Zabelê – PB
8º – Jegue: Xaiane – Cidade: Surubim – PE
A premiação dos ganhadores da Corrida de Jegue foi na sede do Governo Municipal que contou com a presença da prefeita Iris, seu vice-prefeito, Zé Cláudio, secretários municipais, vereadores e do deputado estadual João Henrique.
Segundo os participantes da corrida de Jegue, a corrida em Zabelê é considerada uma das maiores do Nordeste Brasileiro, sendo inclusive destaque a nível Nacional. A Corrida do Jegue começou às 16h.
Depois da premiação da corrida de Jegue, a programação se concentrou nas apresentações culturais e Mostra de Artesanato que oportunizou aos artistas e artesãs locais de mostrarem suas qualidades e seus produtos aos turistas que foram prestigiar os dias de evento.
Ainda neste domingo dia 25, a partir das 20 horas, em praça pública, se apresentaram Batista Lima, Forró Beleza, Laerte Lins e Mário & Júnior.
No palco principal, Forró Beleza, comandada pelo artista zabeleenses Hernane iniciou a noite dos shows que ficaram para a história.
Logo após, Laerte Lins subiu ao palco e levou seu estilo irreverente, levantando e animando todos os presentes com suas musicas bastante animadas.
Já na primeira hora do dia, o cantor apaixonado Batista Lima arrancou lágrimas de paixão do público presente, que o acompanhou em todas as músicas, fazendo um verdadeiro coral ao ar livre. “Foi bonito cantar e se emocionar com lindas músicas de Batista Lima”, comentou Gil, cidadão zabeleense.
No final do show de Batista Lima, o cantor ainda arrumou tempo para tirar aquela selfie com seus fãs.
No camarim, Batista Lima tirou dezenas de fotos com os fãs e autoridades, entre elas, a prefeita anfitriã, Iris Henrique, que tirou foto com seus amigos e familiares.
E para encerrar o segundo e último dia da 16ª Festa da Corrida do Jegue, comemorando o 22º ano de emancipação política de Zabelê, os cantores do município, Mário & Júnior não deixaram a animação cair e levaram o clima de festa até 4 horas da manhã. Vale destacar que no último dia foram praticamente 8 horas de atrações musicais no palco principal.
A prefeita Iris Henrique esteve na festa durante os dois dias e avaliou com positiva a programação. Ela agradeceu a presença de todos e dedicou o sucesso da festa a organização do evento que consegui mais um ano mostrar que Zabelê, mesmo sendo uma cidade ainda pequena, realiza um evento a nível Nordeste. (Cariri em Ação)