Os senadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, se reuniram nesta terça-feira (12), em caráter excepcional para alterar o cronograma da próxima semana. O depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, previsto para o dia 18 foi cancelado. Esta seria a terceira vez que o paraibano prestaria depoimento para a CPI.
A terceira convocação de Queiroga seria para o ministro prestar esclarecimentos a respeito da vacinação de adolescentes e aplicação de doses de reforço dos imunizantes. A comissão deu um prazo de 48 horas para o ministro responder a questionamentos, mas o prazo se esgotou sem que houvesse resposta.
Queiroga foi convocado a segunda vez Covid porque os senadores consideraram que suas respostas em 6 de maio contiveram muitas contradições e não esclareceram os pontos investigados. O médico se recusou a responder diversas perguntas de maneira objetiva, o que irritou senadores.
Para o lugar do ministro a ideia é convocar o médico Carlos Carvalho, que seria o responsável por coordenar um estudo com parecer contrário ao uso do “kit covid”. Porém é necessário que a convocação seja aprovada na sessão extraordinária de sexta-feira (15).
Na semana que vem estão previstos para segunda-feira a oitiva de parentes das vítimas, para terça a leitura do relatório e para quarta a votação do documento.