O Cras da cidade de Prata iniciou suas atividades com o Grupo de Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família, e Gestantes do município, vinculado ao PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). Os grupos tinham como foco reunir e unir mulheres e mães das crianças e adolescentes vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fortalecendo assim “A Casa das Famílias” que é justamente o CRAS, além também das Gestantes do Município que precisam ser acompanhadas neste momento tão especial da vida de uma mulher, a gestação de um novo ser.
Os grupos consistem nas seguintes oficinas: Artesanato em Tecido, Biscuit, Crochê, e etc. Tudo conduzido pela oficineira Aparecida Rodrigues que já tem seu trabalho reconhecido tanto na cidade de Prata como fora do âmbito regional. Foi destacado pelos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Assistência Social, a importância das Mães retirarem um tempo para si, e até se profissionalizar com o aprendizado absolvido durante as Oficinas. Já as gestantes, o futuro acompanhamento que o CRAS e PAIF realizará não só com as mães gestantes, mais também com os pais, trabalhando a importância da Família como um Conjunto de membros que necessita a participação de todos para melhor desenvolvimento do bebê.
Destacamos também o ambiente que estava muito bem decorado para melhor fazer a recepção dos dois Grupos, as mães que se interessarem em participar dos Grupos Comparecer até a sede do CRAS para fazer sua matricula.