O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Sumé e o Conselho Tutelar, na última segunda-feira (13), realizaram panfletagem no Mercado Público, durante a feira da cidade, chamando a atenção para a problemática do trabalho infantil.
O Dia D da campanha é realizado mundialmente em 12 de junho. O tema da campanha deste ano é: “Não ao Trabalho Infantil nas Cadeias Produtivas”. As cadeias produtivas onde mais se encontra a exploração de crianças e adolescentes são: vestuário, agricultura/criação de aves e construção civil.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostraram que ainda persistem na condição de explorados 168 milhões de crianças em todo o mundo.
De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o Brasil é referência na comunidade internacional no que se refere aos esforços para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.
De acordo com o CREAS, o número dos que permanecem nesta situação de violação e direitos ainda é expressivo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, em 2014, mostrou que ainda existiam 3,3 milhões de crianças e adolescentes nesta situação.
O CREAS informa que os canais de denúncia estão disponíveis e que o sigilo de quem denuncia é mantido em segredo. Os canais são: Disque 100, Conselho Tutelar, Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, CRAS e o próprio CREAS.