Orientados por extensionistas rurais, agricultores familiares estão se preparando para a produção de ração animal que será utilizada durante o período de longa estiagem, com rebanhos bovinos e caprinos.
A Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da pesca (Sedap), tem pesquisas adaptadas de confecção de blocos multinutricionais e outras tecnologias desenvolvidas pela Emepa e disponíveis ao criador.
Os escritórios regionais e locais vêm trabalhando no sentido de orientar e acompanhar os criadores que desejam cultivar leguminosas e gramíneas e preparar o armazenamento por silagem.
Na Unidade Operativa de Marizópolis, o agricultor Geraldo Brandão, com acompanhamento do extensionista, está iniciando o plantio de forrageiras.
Na comunidade onde reside, Geraldo recebeu orientação para o preparo do solo numa área de 52 hectares destinado ao plantio de sorgo forrageiro, utilizando a mecanização agrícola, através de trator e plantação em três linhas.
Assis Bernardino, coordenador regional da Emater, explicou que a finalidade do cultivo de sorgo é transformar toda massa verde, após a colheita e processamento, em silagem. O agricultor pretende usar parte desse volume na alimentação de seus animais e o restante comercializar entre os criadores da região, gerando renda.