GRAVADO EM MONTEIRO

Curta-metragem ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’ estreia dia 19 em São Paulo

“A Lenda dos Cavaleiros da Água”, curta-metragem da diretora Helen Quintans, estreia dia 19 de abril, às 21h, no Cineplex do Paulínia Winner Mall, em São Paulo. O filme é o terceiro curta dirigido por Helen Quintans e o primeiro escrito por ela, inspirado pelo cordel homônimo do poeta Samuel de Monteiro, seu irmão. A canção final do filme foi escrita por seu pai, o poeta e repentista Asa Branca do Ceará. O filme do gênero drama e foi gravado inteiro no cariri paraibano, na cidade de Monteiro. com incentivo do Proac SP 32/2022.

A história se passa em torno das personagens Violeta e sua filha Margarida, que vivem isoladas em um sítio assolado pela seca e tem suas vidas transformadas com a chegada de três misteriosos cavaleiros caçadores de nuvens.

O elenco conta com a participação do ator Buda Lira, que trabalhou em grandes produções, como Bacurau e Aquarius. As referências estéticas são do Movimento Armorial, lançado por Ariano Suassuna em 1970 com a intenção de realizar uma arte autêntica brasileira baseada nas raízes populares.

A trilha sonora original foi composta pelo músico Gilber Souto Maior, que possui um projeto de música Armorial, e também contou com a colaboração dos músicos Luciana Vianna e Eddy Andrade, com a música Ybirá.
Diretora

Helen Quintans, é cineasta e atua em Campinas em várias áreas no audiovisual. Seus trabalhos circulam em vários festivais nacionais e internacionais. Seu último trabalho como diretora, o curta “A Última Transmissão”, que conta a história do jornalista esportivo Brasil Oliveira, foi selecionado para os festivais Cine Ibiapina – CE, Cine Carpina – PB e Visões Periféricas RJ.

Dirigiu o documentário “O Entalhe do Sertão – A Arte de J.Borges”, que circulou em diversos festivais nacionais, MIS-SP e Sesc. Atualmente, além do curta “A Lenda dos Cavaleiros da Água”, está produzindo o documentário “Os Frutos do Mandacaru”, que investiga os pilares da arte e cultura nordestinas passadas de geração a geração.

Como diretora de fotografia e arte, recebeu prêmios no Festival Caruaru – PB, Curta Caicó – RN e MorceGO Vermelho – GO pelo curta “Antônia”, que está disponível na plataforma Itaú Cultural Play, Box Brazil Play, canal Prime Box Brazil e Claro TV.

A Lenda dos Cavaleiros da Água
Roteiro e Direção – Helen Quintans
Direção de Fotografia – Gabriel Justo (Bejota)
Direção de Arte e Figurinos – Helen Quintans
Direção de Som e desenho de som – Guga Lourenço
Assistente de Direção – Asley Ravel
Preparação de elenco – Luciane Aranha
Produção de Set – Nando Almeida
Produção de Locação: Samuel Quintans
Imagens Aéreas –
Maquiagem – Flávio Carnielli e Luciane Aranha
Montagem, Efeitos visuais e Finalização – Gabriel Justo (Bejota)
Artes Gráficas – Canto de Olho Filmes e
Libras – Flávia Batista
Produção – Flávio Carnielli
Produção Executiva – Reginaldo Menegazzo
Confecção de figurinos – Cleusa Quintans
Assistente de produção: Pedro Quintans
Trilha sonora original: Gilber Souto Maior
Uma realização de Viva o Cinema Independente e Hiperplano
Produções
Elenco – Reynaldo Soares, Pétala Luana e Violeta Nagai.
Atores convidados – Clóvys Tôrres, como Cavaleiro de Meia
Idade, e Buda Lira, como Cavaleiro Ancião.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar