O bombeamento de água na Estação Elevatória 6 da Transposição, em Sertânia (PE), está sendo feita pela metade porque uma das duas bombas apresentou defeito e foi encaminhada para manutenção em São Paulo. Foi o que afirmou, nesta terça-feira (14), o procurador de Justiça, Francisco Sagres, do Ministério Público da Paraíba.
De acordo com Francisco Sagres, com as duas bombas em pleno funcionamento a vazão da água que vem para a Paraíba através do canal do Eixo Leste seria de 9 metros cúbicos por segundo, como é previsto no projeto. No entanto, com ausência de um dos equipamentos esse bombeamento cai pela metade.
Francisco Sagres informou que a bomba sofreu trepidação além do normal e, para evitar dano maior, ela foi retirada e encaminhada para a fábrica para correção da vibração. O bomba deve voltar a Transposição num prazo de dez dias.
Mesmo diante do problema técnico, procurador acredita que a água da Transposição do Rio São Francisco deve chegar dentro do prazo a cidade de Campina Grande, no agreste paraibano.
O trecho da Transposição que traz água ao Estado foi inaugurado na última sexta-feira (10) pelo presidente Michel Temer (PMDB), em Monteiro, no Cariri paraibano.