A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (7), ficou marcada por discursos de agradecimento à votação recebida pelos parlamentares no último domingo (5). Também foi debatida a estiagem na região do semiárido nordestino.
O deputado Carlos Dunga (PTB) comentou sobre a seca. “A solução mais viável seria a de levar água de João Pessoa para Campina Grande, reabastecendo a barragem da Capital de outra forma, entre elas, com água mineral ou com a dessalinização da água salgada”, afirmou.
Carlos Dunga também comentou sobre as eleições ocorridas no último domingo (5). Ele comemorou a vitória de vários colegas e lamentou o insucesso de outros nas urnas. “Nos meus 68 anos de vida, 50 foram executados através da função pública, por isso não tenho a reclamar. Mas eu percebi nessa eleição a desagregação política dos candidatos, prevalecendo a vitória de políticos que não têm serviços prestados a Paraíba”, disse.
Janduhy Carneiro (PTN) parabenizou Carlos Dunga pelo discurso e demais parlamentares que foram reeleitos na última eleição, mas também lamentou que outros colegas não tenham sido reeleitos, a exemplo de Carlos Batinga e Vituriano de Abreu, ambos do PSC. “São parlamentares que têm uma forte atuação nesta tribuna e, certamente, farão muita falta em nosso parlamento”, discursou.
O deputado Branco Mendes (PEN) agradeceu a população pela reeleição. “Este é um momento de reflexão, e só tenho a agradecer a Deus por mais uma vitória, mais um mandato para trabalhar em favor do povo paraibano”, disse.
O vice-presidente da ALPB, Edmilson Soares (PEN), enalteceu o crescimento da sua votação no último domingo. “Cada vez mais aumenta a nossa responsabilidade em bem servir. Assumo um compromisso com este povo para dar sequência a apresentação e votação de matérias importantes e do interesse dos servidores públicos e da população do Estado”, disse.
Compromisso – Carlos Batinga (PSC) reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em favor dos paraibanos até o final deste mandato. Ele também lamentou que a região do Cariri, que tinha cinco representantes na atual legislatura, agora só terá três.
“Também quero agradecer os eleitores que confiaram em meu trabalho, mas infelizmente por questões de coligação proporcional, estou fora do próximo mandato. Saio de cabeça erguida, acredito que dei a minha modéstia colaboração para a discussão séria de propostas e projetos na Assembleia”, disse Batinga.
O deputado Jutay Menezes (PRB) também agradeceu. “Da Capital até o Alto Sertão tivemos uma boa votação. Quero agradecer a Zona da Mata, Cariri, Curimataú e Sertão, aos pescadores, aos trabalhadores de outras áreas, aos evangélicos, a todos que acreditaram no nosso trabalho. Podem ter certeza que trabalharemos por um Estado de paz e hamonia, vamos fazer muito mais”, afirmou.
Propostas – Raniery Paulino (PMDB) destacou o último processo eleitoral como o mais difícil já enfrentado. Segundo ele, foi uma campanha de propositura e de reafirmar o compromisso com os servidores públicos, com trabalhadores de várias classes e sobretudo, de comparação entre os candidatos.
“Renovei a minha fé porque nesta campanha. Eu andei nas ruas pedindo para ser comparado, dizia que as pessoas comparam os produtos na hora da compra e eu pedia para que meu mandato fosse comparado. Graças a Deus, os paraibanos deram uma demonstração de que estou no caminho correto”, afirmou Raniery.
Tião Gomes (PSL) também agradeceu a população. Ele destacou a importância da sua coligação, que, além dele, elegeu os candidatos Zé Paulo (PCdoB) e João Bosco Carneiro (PSL).