As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti foi tema dos debates esta semana na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Os deputados demonstraram preocupação com a proliferação dos vírus da dengue, zika e chikungunya no estado da Paraíba, assim como, em todo o país. Para os parlamentares, é necessário que se tome medidas urgentes com o objetivo de eliminar, principalmente, os criadouros do mosquito.
O deputado estadual João Gonçalves comentou que apresentará à Mesa Diretora um requerimento solicitando à Assembleia a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti e, desta forma, busquem soluções para evitar a proliferação dos vírus relacionados ao mosquito. “Não podemos esperar porque o tempo não para. Conclamo a todos, pois não podemos ficar aguardando que mais pessoas sejam infectadas”, afirmou João Gonçalves. O parlamentar também ressaltou que é preciso ter pressa no combate ao aedes, principalmente nas cidades e nos bairros com os maiores índices de infestação.
A deputada Estela Bezerra também usou a tribuna do plenário da Casa de Epitácio Pessoa para alertar à população a respeito do Zika Vírus. Estela afirmou que a classe política também deve estar sintonizada com o principal problema de saúde que afeta o país atualmente para que assim possa tratá-lo de forma adequada. A deputada demonstrou inclusive preocupação com as gestantes infectadas pelo zíka vírus. “O Brasil vive um momento de calamidade e de emergência e esse ônus não pode recair nas costas das mulheres gestantes. As gestantes estão sendo as principais afetadas, com suas crianças que estão nascendo com microcefalia”, alertou a parlamentar.
Estela Bezerra também destacou que o Governo do estado tem buscado iniciativas de combate ao aedes e à proliferação dos vírus da dengue, zika e chikungunya. “O Governo do Estado está sendo bastante inteligente. Na semana passada o governador esteve na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, fazendo o lançamento de um programa de enfrentamento ao zíka vírus, ao aedes aegypti e toda sua mutação”, afirmou.
O deputado Ricardo Barbosa, presidente da Comissão de Saúde da ALPB, afirmou que a Comissão pretende realizar audiência pública com o objetivo de debate a respeito de ações que venham a combater o mosquito. De acordo com o parlamentar, uma sessão especial, de propositura conjunta com o presidente da Casa, o deputado Adriano Galdino, fará uma homenagem a médica e pesquisadora Adriana Melo, a primeira profissional de medicina a diagnosticar a relação existente entre os casos de microcefalia com os casos de zíka vírus. “Na próxima sexta-feira (26), estaremos realizando uma sessão especial para que possamos entregar duas comendas à doutora Adriana Melo, paraibana que comanda hoje todas as discussões sobre os efeitos do zíka vírus”, afirmou Barbosa. O parlamentar ressaltou ainda que a audiência pública servirá principalmente para que a Assembleia Legislativa da Paraíba possa discutir com a doutora Adriana Melo e outras autoridades sobre a questão do aedes aegypti e seus desdobramentos.