Os deputados estaduais debateram sobre vários temas na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (19). Entre eles, a estiagem que assola o Semiárido paraibano, a crise no abastecimento do Canal da Redenção e o aumento dos índices de violência.
O deputado Carlos Dunga (PTB) voltou a discursar sobre a seca na Paraíba. Ele relatou a dificuldade financeira encontrada pelo pequeno produtor rural, principalmente, durante o período de estiagem. O petebista cobrou a reabertura da “carteira rural”, uma linha de crédito bancária destinada aos agricultores.
“Eu ainda não tenho uma esperança para a transposição do rio São Francisco, por isso é preciso encontrar outros métodos urgentes e assegurar o crédito aos produtores”, disse.
Falta d’água – O deputado Lindolfo Pires (Democratas) denunciou na tribuna a falta de água armazenada no Canal da Redenção, no Sertão paraibano. Segundo o parlamentar, a Agência Nacional de Águas (ANA) diminuiu a vazão de água que saia do açude de Coremas para o município de Sousa, prejudicando centenas de famílias assentadas e o funcionamento de indústrias localizadas na região.
“Com essa redução da vazão para menos da metade, a água não consegue chegar ao Canal da Redenção, gerando um grave problema. Vou manter contato com a Ana, para que possamos encontrar uma solução porque desde segunda-feira (17) está faltando água no Canal da Redenção”, afirmou.
Parlamento mirim – A deputada Eva Gouveia (PSD) destacou a visita de estudantes membros do Parlamento Mirim da Câmara Municipal de Dona Inês. “Parabenizo a Câmara, que cumpre um exercício de cidadania para novas gerações. Como representante do município nesta Casa, me coloco à disposição da população de Dona Inês que me concedeu uma expressiva votação, e parabenizo a cidade pelos 55 anos de emancipação política”, afirmou.
Estrada – Monaci Marques (PPS) fez um discurso de agradecimento ao Governo do Estado pelo reinício das obras de pavimentação asfáltica das rodovias PB-293, que liga os municípios de Malta a Vista Serrana e do trecho de 9km que liga Vista Serrana a PB-427, em acesso a cidade de Pombal, no Sertão paraibano.
Segurança pública – O deputado Toinho do Sopão (PEN) abordou a violência em seu discurso. Segundo ele, um ranking divulgado em site nacional mostra João Pessoa como a nona cidade mais violenta do mundo. “Os últimos finais de semana foram sangrentos na Grande João Pessoa, com vários homicídios. A Paraíba é o Estado que menos investe em segurança pública no Nordeste. Precisamos mudar isso”, disse.
Falecimento – O deputado José Aldemir (PEN) lamentou o falecimento da senhora Maria Gomes Sousa, vítima de infarto do miocárdio no município de Cajazeiras. “Cajazeiras amanheceu hoje de luto, chorando a morte de uma amiga leal, correta, que participou de vários embates políticos ao lado do seu esposo, o vereador Antônio de Sousa Rolim, conhecido como Antônio Galego”, disse.
Aniversário e visitas – Os deputados parabenizaram o colega de parlamento Janduhy Carneiro (PTN) pela passagem do seu aniversário, e saudaram a deputada licenciada Gilma Germano (PPS), e os deputados eleitos para a próxima legislatura, Jeová Campos (PSB), Zé Paulo (PCdoB), Inácio Falcão (PTdoB) e João Bosco Carneiro Júnior (PSL), todos em visita ao plenário da Casa de Epitácio Pessoa.