A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (14), ficou marcada por discursos sobre a seca, a PEC 31/2014 e agradecimentos de votos.
Carlos Dunga (PTB) solicitou aos colegas de Parlamento a subscrição em requerimento de sua autoria, endereçado aos dois candidatos à Presidência da República, solicitando à inclusão de propostas voltadas para atender o problema da seca que assola a maioria dos Estados do Nordeste e a liberação de crédito rural.
“Peço aos membros desta Casa que fez o ‘SOS Seca’, que trata do assunto com zelo e prioridade, que encaminhe este pleito aos dois presidenciáveis para que nós não vejamos mais carcaças de animais mortos nos municípios paraibanos e que se libere a carta de crédito dos pequenos produtores rurais”, disse.
O deputado José Aldemir (PEN) encaminhou requerimento destinando voto de congratulação à Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, pela passagem de 20 anos de emancipação política, comemorados nesta segunda-feira (13). “Um município que cresce e se desenvolve. Tive a oportunidade de participar das festividades alusivas ao aniversário da cidade”, comentou.
PEC 31
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) discursou sobre a (PEC) 31/2014, de sua autoria, que trata sobre normas de disciplinamento aos integrantes da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e do Corpo de Bombeiros Militar.
A matéria permite que militares em regime de licença, retornem à corporação.
Janduhy Carneiro também destacou o projeto de lei 1.968/14, de autoria da Defensoria Pública do Estado (DPE), fixa o subsídio dos membros da categoria.
“O presidente Ricardo Marcelo (PEN) vai receber os policiais militares licenciados, além dos defensores públicos ou qualquer outra categoria que esteja interessada em debater temas importantes. Assim tem sido pautada a conduta do nosso presidente, que encontrará a melhor medida possível”, concluiu o deputado.
Após a sessão, policiais militares em protesto contra a não votação da PEC 31/2014 em plenário, quebraram uma divisória e uma porta do prédio da Assembleia Legislativa.
Agradecimento de votos
O deputado Toinho do Sopão (PEN) agradeceu a votação recebida no primeiro turno, que não o levou à reeleição. Ele fez um balanço do mandato parlamentar nos últimos quase quatro anos e afirmou que se despede da vida pública no final da atual Legislatura.
“Agora, como não tive o mandato renovado, saio da política de cabeça erguida, sem fazer falsas promessas, sem iludir, sem trair ninguém. Sou grato por permitir a um homem simples o direito de ser deputado estadual”, discursou.
Daniella Ribeiro (PP) também agradeceu pela reeleição de deputada estadual. “Nos últimos anos estive aqui exercendo um mandato outorgado pelos paraibanos, com respeito a nossa missão que é a de representar o povo paraibano e, em nome dele, é que devemos atuar legislando e fiscalizando”, concluiu.