Deputados estaduais inspecionam obras da Transposição do Rio São Francisco

Uma comitiva composta por dez deputados estaduais visitou as obras complementares da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba. Ao lado do governador Ricardo Coutinho e de auxiliares de governo, os parlamentares realizaram visitas técnicas às obras em Sertânia- PE, Monteiro e Camalaú, na Paraíba.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia, a grave crise hídrica que atravessa o estado tem sido pauta permanente da Casa de Epitácio Pessoa. “A Assembleia tem trabalhado no sentido de votar leis que beneficiem cada vez mais o povo paraibano. O Governo do Estado vem imprimindo um ritmo de ações muito elevado. É deste modo que a Paraíba vem se diferenciando dos demais estados da Federação”, pontuou.

O governador Ricardo Coutinho informou que o Governo do Estado tem realizado as obras complementares para receber as obras da transposição. Com relação à obra da transposição Ricardo ressaltou que é uma obra estruturante que vai mudar o perfil do semiárido nordestino em toda sua história.

Os deputados Jeová Campos, Estela Bezerra, Hervázio Bezerra, Genival Matias, Adriano Galdino, Galego Sousa, Raoni Mendes, Doda de Tião, João Gonçalves, o deputado licenciado e secretário estadual de Articulação Municipal, Buba Germano, também participaram da visita técnica.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra, disse que a transposição é uma obra histórica para o semiárido brasileiro “que venha a água, a vida, mais saúde, mais conforto para o povo do Nordeste e de nossa querida Paraíba. Como parlamentares estamos aqui vistoriando, representando os paraibanos”, afirmou.

A deputada Estela Bezerra disse que o Nordeste representa 27% da população do Brasil e é uma região que tem vocação agrícola, colocando na mesa do brasileiro 60% da produção alimentar através da agricultura familiar. “Com essa obra a gente vai ver a mudança da realidade, representa sobretudo termos a condição de desenvolvermos a vocação agropecuária do nosso estado e da nossa região”, pontuou.

O deputado Adriano Galdino acredita que a transposição vai melhorar a qualidade de vida em mais de 100 municípios paraibanos.

A visita técnica começou na cidade de Sertânia, estado de Pernambuco, na Estação de Bombeamento – EEB-6. Em seguida a comitiva seguiu até a barragem São José, na cidade de Monteiro, onde o Governo do Estado constrói um desvio para transpor a água do São Francisco. Logo depois foram até a barragem Camalaú, no município do mesmo nome.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, João Azevedo, o Governo Paraíba, em parceria com o Governo Federal tem investido R$ 1,4 bilhão em obras hídricas para a recepção das águas do Rio São Francisco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar