Uma comitiva composta por dez deputados estaduais visitou as obras complementares da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba. Ao lado do governador Ricardo Coutinho e de auxiliares de governo, os parlamentares realizaram visitas técnicas às obras em Sertânia- PE, Monteiro e Camalaú, na Paraíba.
Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia, a grave crise hídrica que atravessa o estado tem sido pauta permanente da Casa de Epitácio Pessoa. “A Assembleia tem trabalhado no sentido de votar leis que beneficiem cada vez mais o povo paraibano. O Governo do Estado vem imprimindo um ritmo de ações muito elevado. É deste modo que a Paraíba vem se diferenciando dos demais estados da Federação”, pontuou.
O governador Ricardo Coutinho informou que o Governo do Estado tem realizado as obras complementares para receber as obras da transposição. Com relação à obra da transposição Ricardo ressaltou que é uma obra estruturante que vai mudar o perfil do semiárido nordestino em toda sua história.
Os deputados Jeová Campos, Estela Bezerra, Hervázio Bezerra, Genival Matias, Adriano Galdino, Galego Sousa, Raoni Mendes, Doda de Tião, João Gonçalves, o deputado licenciado e secretário estadual de Articulação Municipal, Buba Germano, também participaram da visita técnica.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra, disse que a transposição é uma obra histórica para o semiárido brasileiro “que venha a água, a vida, mais saúde, mais conforto para o povo do Nordeste e de nossa querida Paraíba. Como parlamentares estamos aqui vistoriando, representando os paraibanos”, afirmou.
A deputada Estela Bezerra disse que o Nordeste representa 27% da população do Brasil e é uma região que tem vocação agrícola, colocando na mesa do brasileiro 60% da produção alimentar através da agricultura familiar. “Com essa obra a gente vai ver a mudança da realidade, representa sobretudo termos a condição de desenvolvermos a vocação agropecuária do nosso estado e da nossa região”, pontuou.
O deputado Adriano Galdino acredita que a transposição vai melhorar a qualidade de vida em mais de 100 municípios paraibanos.
A visita técnica começou na cidade de Sertânia, estado de Pernambuco, na Estação de Bombeamento – EEB-6. Em seguida a comitiva seguiu até a barragem São José, na cidade de Monteiro, onde o Governo do Estado constrói um desvio para transpor a água do São Francisco. Logo depois foram até a barragem Camalaú, no município do mesmo nome.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, João Azevedo, o Governo Paraíba, em parceria com o Governo Federal tem investido R$ 1,4 bilhão em obras hídricas para a recepção das águas do Rio São Francisco.