O início da sessão plenária na ALPB desta quarta-feira (22) foi marcado pelo protesto de vários parlamentares contra uma publicação na edição desta quarta, no Jornal da Paraíba. O presidente da Casa em exercício, deputado João Henrique abriu os trabalhos já registrando seu protesto sobre a publicação de uma matéria no JPB, com destaque na capa, cujo propósito, segundo o deputado, foi ‘desmerecer o parlamento paraibano e colocá-lo contra a opinião pública’.
“Essa matéria não condiz com a realidade, é um equívoco com o nosso dia a dia, com a produção legislativa e com o trabalho que os deputados desta Casa vêm desempenhando. Ontem (terça-feira) tivemos reunião da CCJ e sessão plenária normal com a presença de 19 deputados e os deputados que não estavam na Casa também estavam no pleno exercício de suas funções ou justificaram a ausência”, disse João Henrique.
Outros deputados também se pronunciaram com o que denominaram de ‘injustiça e inverdade’. O deputado Jeová Campos (PSB) foi um deles. Da tribuna, ele historiou o trabalho da Frente Parlamentar da Água e outras ações realizadas pela ALPB. “Ontem (terça-feira) mesmo, eu participei de um evento junto com o secretário de Desenvolvimento do estado, no Centro de Convenções pela manhã, e tive uma reunião com o presidente da Fecomércio, à tarde e houve sessão na Casa, de forma que penso que esse jornal precisa resgatar a essência do jornalismo que é retratar os fatos como eles ocorrem. Nós estamos fazendo a nossa parte”, disse o deputado.
Jeová também reclamou da falta de espaço do referido veículo para divulgação das ações da Frente Parlamentar da Água, que na última sexta-feira, por exemplo, reuniu deputados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco, para de forma conjunta assinarem um documento que será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional.
“Essa ação, pioneira no sentido de unir parlamentos de dois estados buscando soluções conjuntas para um problema comum a todos, que é a questão do enfrentamento da seca, portanto interesse de toda a sociedade, não encontra espaço no referido jornal, que aliás não tem pautado esses e outros assuntos importantes que são debatidos e encaminhados pela ALPB”, disse o deputado.
Os deputados Estela Bezerra, Anísio Maia, Branco Mendes, Janduhy Carneiro e Renato Gadelha também se manifestaram indignados com a repercussão ‘equivocada’ do Jornal da Paraíba em sua edição desta quarta-feira (22).
O deputado Renato Gadelha, inclusive, pediu para projetar no painel da Casa as fotografias da sessão plenária da terça-feira para desmentir o que chamou de ‘montagem maldosa’ do referido veículo de comunicação. Janduhy Carneiro disse que iria pessoalmente entregar à direção do Sistema Paraíba de Comunicação o vídeo da sessão de ontem para reestabelecer a verdade dos fatos.