Comemorando o 21º ano de mobilização, a campanha nacional destaca a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para garantir aos mesmos o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Esse ano, mais uma vez em alusão ao dia, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, seus membros e parceiros vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face da Covid-19, as ações se dão em ambiente online.
Para tanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social elaborou uma agenda conjunta envolvendo diversos setores para disseminar e incentivar o combate à exploração e violência de crianças e adolescentes, confira:
12/05 às 10h – Lançamento da Campanha 18 de maio
Participação: Prefeita Anna Lorena – Secretário do Desenvolvimento Humano do Estado Tibério Limeira – Juiz da Infância Dr. Rodrigo Augusto Gomes – Secretários de Assistência Social da região do Cariri e profissionais ligados à temática de Monteiro.
17/05 às 11h – Entrevista no Programa Ponto de Debate com tema Violência Intrafamiliar
Participação: Coordenadora do CRAS – Ângela Maria – Psicólogo do CREAS Antônio Gabriel – Conselheiro Tutelar Pedro Paulo Beserra.
17 a 21/ 05 – Articulação com a Secretaria de Educação para inserção do tema em atividades durante as aulas a distância. (PAIF e PAEFI e Educação)
17 a 21/05 – Realização de atividades online com crianças e adolescentes do Programa Serviço de Convivência e Criança Feliz em períodos alternados, como contação de histórias, jogos online, leitura de textos e poesias, atividades musicais, debates e exibição de filmes.
20/05 – Videoconferência do CREAS com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e Conselho Tutelar com tema Prevenção do abuso e exploração sexual em tempo de pandemia.
22/05 – Abordagem social do Conselho Tutelar na Feira Livre