O Departamento Estadual de Transito da Paraíba (Detran-PB) está lançando nesta terça-feira (7) a campanha educativa Férias Seguras, com o objetivo de conscientizar as famílias da importância de alguns itens de segurança no trânsito e, assim, prevenir acidentes. Isto porque julho é o mês de férias escolares e muitas famílias programam viagens de carro ou passeios na própria cidade com as crianças.
De acordo com o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, a campanha tem como foco a redução de acidentes no trânsito durante as férias escolares. “O nosso objetivo é levar a campanha para todos os ambientes familiares, conscientizando todos os cidadãos paraibanos, incluindo crianças e adolescentes, e, com isso, contribuir para sua formação de plena cidadania e com a busca permanente de um trânsito sem acidentes e mais seguro”, disse.
As atividades de orientação e conscientização da campanha serão desenvolvidas por meio dos meios digitais, além da divulgação em site na internet, serão usadas as redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, com dicas de trânsito que objetiva a conscientização da importância do uso do cinto de segurança e do controle de velocidade.
Com uma linguagem clara e objetiva, a campanha usa onomatopeias como o barulho da aceleração do veículo e do cinto de segurança, sons que são frequentes no trânsito e na linguagem das crianças. “Meu pai não acelera, ele nunca faz o vrum. Só quando o cinto faz o clac é que o som faz tum tum tum”, diz uma das peças da campanha “Férias Seguras”.
Durante todo o mês, a fiscalização nas ruas será intensificada através de equipes do Policiamento de Trânsito do Detran com a Operação Férias Seguras. A operação vai contar com equipes fiscalizando os equipamentos de segurança, o uso do cinto de segurança e documentação dos veículos.
Além da Operação Férias Seguras, o Detran também pretende intensificar o trabalho da Operação Lei Seca, de acordo com o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito, Ricácio Cruz. “A meta é realizar a fiscalização e o trabalho de educação juntos com um único objetivo de salvar vidas. Por isso, estamos associando ao trabalho da Operação Lei Seca”, explicou.