A Prefeitura de Sumé, em parceria com o Detran da Paraíba, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Polícia Militar promoveram mais uma reunião para conscientizar a população sobre a educação no trânsito.
Algumas autoridades no assunto estiveram presentes, a exemplo do gerente de trânsito do DER, Fleming Cabral, do comandante do 11⁰ BPM, coronel Simão, do diretor de Engenharia do Detran, Rui Bezerra, do chefe da Patrulha Rodoviária, Carvalho, e ainda os representantes do município de Sumé como as secretárias Betânia Macêdo, Brígida Xavier, Ana Paula Leite e o vereador Danda.
A palestra aconteceu na Câmara de Vereadores e foi presidida pela coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Abimadab Vieira, além da participação dos representantes dos demais órgãos de trânsito que explanaram sobre as condições do trânsito em toda a Paraíba, as principais causas de acidentes e os desafios enfrentados por todos no que diz respeito às leis de trânsito.
Abimadab explicou que o Detran está promovendo ações de segurança no trânsito e integrando vários órgãos no trabalho de educação. Sumé foi um dos municípios procurados para a realização da plenária no Cariri, ocorrida na manhã de quarta-feira, 3 de junho.
De acordo com as autoridades, os números de acidentes de trânsito na Paraíba já alcançaram índices de guerra e de 100 acidentes ocorridos, 90% são causados pelo motorista, 6% em consequência da via e 4% devido às condições do veículo. As maiores causas dos acidentes se dão pela imperícia, imprudência ou negligência dos condutores.
Para o diretor de Engenharia do Detran, Rui Bezerra, a consequência está nos motoristas. “As vias melhoraram, os veículos melhoraram e se modernizaram, mas os condutores pioraram”, disse.
Após a plenária, os patrulheiros do DER, realizaram uma ação educativa na Avenida 1⁰ de Abril. Durante meia hora eles abordaram pouco mais de 20 veículos, em sua maioria motocicletas. Dos transportes abordados, 19 apresentavam problemas mecânicos ou na estrutura física, condutores conduziam sem habilitação, uso inadequado do capacete e outros acessórios.
Outro problema relatado pelo chefe da Patrulha Rodoviária durante a abordagem foi a arrogância de alguns motoristas ao serem parados na via. “A gente enfrenta esse tipo de arrogância todo dia na rua. As pessoas precisam entender que naquele momento, nós somos autoridades para parar o condutor”, disse Carvalho.
O discurso de todos os presentes foi o de que o trabalho no trânsito começa com a educação, respeitando as leis de trânsito, respeitando a vida e conscientizando-se das responsabilidades de cada um.
A Prefeitura de Sumé vem realizando o trabalho de educação no trânsito há dois anos, promovendo palestras em conjunto com o Detran, DER, Polícia Militar, provendo blitz educativas nas ruas e trabalhando o tema nas escolas do município.
A Secretaria Municipal de Educação tem sido o principal agente multiplicador do tema. Vários professores da rede municipal estiveram presentes na reunião para aprenderem mais sobre o assunto e trabalhar em sala de aula.