O presidente Jair Bolsonaro classificou a hidroxicloroquina como a solução enviada por Deus contra a COVID-19. A exaltação foi feita durante discurso na cerimônia de inauguração da primeira fase da segunda etapa do sistema adutor do Pajeú, em São José do Egito (PE), na tarde desta quinta-feira (01).
“Deus foi tão abençoado que nos deu até a hidroxicloroquina para quem se acometer da doença”, sentenciou. Ele também voltou a criticar governadores e prefeitos pelas medidas de restrição e isolamento adotadas em meio a pandemia.
“Alguns políticos fecham tudo durante a pandemia. Eu sempre falei não tem que fechar nada, não tem que prender ninguém em casa. Temos que zelar pelos mais idosos, aqueles que estão mais passíveis de adquirir o vírus e ter um problema mais grave. Fora isso, tínhamos que trabalhar. E, mais ainda, Deus foi tão abençoado que nos deu até a hidroxicloroquina para quem se acometer da doença. E quem não acreditou, engula agora. Não sou médico, mas sou ousado como um cabra da peste nordestino. Nós temos que buscar uma solução para os nossos problemas e ela apareceu”, salientou.
A cloroquina e sua derivada, a hidroxicloroquina, não possuem eficácia científica comprovada contra o novo coronavirus.
Em clima de campanha, Bolsonaro pediu aos apoiadores que “caprichassem” na escolha de prefeitos nas eleições municipais e escolhessem um candidato patriota e com “Deus no coração”.
“Vamos caprichar para escolher prefeito e vereador, vamos escolher gente que tenha Deus no coração, que tenha na alma um patriotismo e queira, de verdade, o bem do próximo. Deus, pátria e família”, sugeriu.