Cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, de um ato público em memória ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma caminhada saiu de frente ao CREAS, no bairro Alto do São Vicente, e seguiu pelas principais ruas de Monteiro até a Praça da Alimentação do Parque das Águas.
Instituições como a Universidade Estadual da Paraíba, Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, escolas públicas e privadas e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estiveram representadas no ato.
O dia 18 de maio é uma data lembrada em todo o País por entidades ligadas aos direitos humanos e Secretarias de Assistência Social por ter ocorrido o sequestro e assassinato com violência sexual de uma menina de apenas 8 anos. O fato ocorreu em 1973 no Espirito Santo e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
Após chegarem da caminhada, a Secretaria de Desenvolvimento Social ofereceu um lanche para os participantes no Parque das Águas. Uma ação com panfletagens foi também realizada junto aos postos de combustíveis, praças públicas e escolas.
Maria Tânia, secretária de Desenvolvimento Social, destacou que a Prefeitura de Monteiro se mobilizou junto aos vários órgãos para promover a articulação da rede de proteção das crianças e adolescentes. Ela acentuou a importância da caminhada e disse que o povo nas ruas, numa data como essa, forma cidadãos mais conscientes e uma sociedade mais justa com menos violência.