A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (22), da cerimônia de entrega da segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Floresta, em Pernambuco. Durante o evento, Dilma ressaltou ser a obra a de maior prioridade de seu governo e garantiu concluí-la em 2016.
“A integração do São Francisco é uma realidade muito importante para o Brasil e eu considero que, no meu período de governo, é a obra mais prioritária do ponto de vista do efeito que ela terá na vida de milhões de moradores aqui do semiárido”, definiu a mandatária.
A nova estrutura será responsável por impulsionar a água de um terreno mais baixo a outro mais alto. Em operação, a estação vai fazer a água do Rio São Francisco avançar até o reservatório de Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 km.
De acordo com Dilma, as águas do rio vão avançar pelos canais e transformar para sempre a paisagem e a vida das pessoas no semiárido nordestino. “A integração do São Francisco avança e não há nada que pare essa interligação”, salientou.
A presidenta exaltou ainda a envergadura do projeto de transposição, que vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de empregar atualmente 10 mil pessoas.
“Acredito na força do povo brasileiro para elevar esse País às alturas do desenvolvimento. E com segurança hídrica, vocês podem ter certeza, a prosperidade vai crescer nessa terra”, concluiu.
A obra está 81,8% de execução física e é composta por 477 km de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 km, e o Leste, com 217 km.