A presidente Dilma Rousseff (PT) entregou, no final da manhã desta sexta-feira (3), dois empreendimentos habitacionais com 1.948 moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no município em Campina Grande. Durante discurso, ela se mostrou sensível ao problema hídrico enfrentado na Região Nordeste, destacou que o governo está realizando o Projeto de Integração do Rio São Francisco, e assegurou que vai enviar o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, para tentar encontrar uma solução emergencial para a falta de água sofrida pela população da Rainha da Borborema e municípios da região.
Na oportunidade, Dilma assegurou o compromisso de garantir a segurança hídrica ao Estado da Paraíba. Segundo ela, a Integração do Rio São Francisco irá possibilitar o abastecimento por dois eixos, em Monteiro e pelo Rio Piranhas, e com a ajuda de adutoras, levar a água para praticamente todas as regiões do Estado.
“Ao mesmo tempo, teremos que também fazer obras emergenciais, por exemplo, eu sei que Campina Grande enfrenta um sério problema com a água, e pedi pessoalmente ao ministro Eduardo Braga para vir aqui, oferecer uma dedicação especial, para ver se temos condições de furar poços extremamente profundos para que possamos ter acesso mais rápido à água. Olharemos todas as hipóteses possíveis que estiverem em mesa para enfrentamos o problema da seca”, afirmou.
Parceira do Nordeste
A presidente ainda se disse parceira da Paraíba e da Região Nordeste. Para ela, é fundamental para o governo federal desenvolver uma política estruturante definitiva que ajude a resolver de fato as necessidades da população que historicamente enfrenta a seca no semiárido.
“Eu sou parceira, porque nós temos que demonstrar que o Nordeste é feito de pessoas fortes, que podem conviver com a Seca, mas desde que nós construamos as situações para que isso seja favorável”, disse.
Agradecimento ao governador
No final do discurso, a presidente agradeceu ao governador Ricardo Coutinho (PSB) pelas palavras de apoio em seu discurso e incentivo em prol da governabilidade e para enfrentar a dura crise que assola o país.
“O Brasil é feito de homens e de lideranças políticas que tem estatura, e essas lideranças também tem coragem, e quando se tem coragem, não há nada que possa impedir que você enfrente o problema. Agradeço ao Ricardo Coutinho, sobretudo, pelo fato disso significar um gesto de solidariedade. Muito obrigado também ao povo de Campina Grande”, concluiu.