O diretor geral da Rádio Cidade Sumé, Beto Batinga, esteve assinando nesta terça-feira (24) no Ministério das Comunicações, em Brasília, o termo aditivo de migração da Rádio Cidade de AM para FM.
Na oportunidade, Beto foi recebido pelo deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) e do ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab. A assinatura do termo aditivo é um dos últimos atos do processo de migração das AMs.
Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir à programação na faixa de FM. A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores e foi autorizada por um decreto presidencial em 2013.
As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets. A frequência da Rádio Cidade FM será 95.7, operando como classe A4, com 5 mil watts de potencia, sendo a mais potente da região do Cariri e uma das mais potentes da Paraíba.