Um dos mais tradicionais educandários de Monteiro e do Cariri paraibano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Santa Cruz está comemorando mais um aniversário.
De suas salas de aulas, saíram personalidades em todas as áreas do município de Monteiro: Grandes advogados, jornalistas, médicos, professores, bancários e diversos outros grandes profissionais, mas acima de tudo…grandes cidadãos de bem.
Para homenagear a passagem de mais um aniversário do educandário, o Diretor do Museu Histórico de Monteiro, Carlos Paiva, preparou um excelente texto resgatando a história do educandário, que você confere na integra a seguir:
Parabéns ao Grupo Escolar Dr. Miguel Santa Cruz pelos seus 78 anos de existência e dedicação ao ensino de nossa cidade …
Construída na década de trinta, sob a responsabilidade do mestre – de – obra Manoel chaves, foi inaugurada no dia 15 de fevereiro de 1936, tendo como primeiro diretor, o professor Severino Rocha, na gestão municipal do Sr. Sisenando Rafael, no governo estadual de Dr. Argemiro de Figueiredo. Foi batizado com o nome de Grupo Escolar Dr. Miguel Santa Cruz em homenagem ao grande monteirense Miguel Santa Cruz, que doou o terreno para que se construísse uma escola.
Foi deputado provincial da República, no período de 1892 a 1895. Homem culto, inteligente e de posições moderadas. Elegeu-se deputado para a quinta legislatura de 1904 a 1907. Pela sua formação, exerceu atividades jurídicas e foi também lente de História do Brasil, no Liceu Paraibano.
Por ter sido a primeira escola pública do município, por seu valor histórico do nosso povo, por sua beleza arquitetônica, que se destaca das demais, é considerada patrimônio histórico, cartão – postal e ponto de referência de nossa cidade.
A competência dos diretores que por ela passaram, fez dessa escola uma tradição em ensino de qualidade. Registramos a gestão do Prof. Maqueburgo Carneiro, Prof.ª Eunice Lins, Prof.ª Olga Lustrosa, Prof.ª Aurora Gomes Fragoso, Prof.ª Naira de Sousa e da eterna presença da Prof.ª Tereza Bezerra Xavier, que dedicou 38 anos de sua vida a esta instituição.
A importância de sua construção faz jus ao orgulho que tem de seus alunos de ontem e de hoje, a partir da turma fundadora, nas pessoas do professor José Rafael de Menezes, Dr. Lavousier Feitosa, Dr. Paulo Cauby Reinaldo Japyassu, Dra. Laura Feitosa e muitos outros que se seguiram, sem esquecer o poeta Jansen Filho, que elevou em muitos dos seus versos o nome da escola, sentindo-se elevado por ter a ela pertencido.
Carlos Paiva
Diretor do Museu Arnaldo Lafaytte