Os diretores de presídios, cadeias públicas e casas de Albergue da Paraíba vêm a público prestar total e irrestrito apoio ao secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, pela atitude de deflagrar uma série de operações nas unidades prisionais do estado, como a que se iniciou no presídio de Sapé, na última segunda-feira, 12 de janeiro.
Nós, que junto com nossos agentes e demais funcionários, trabalhamos todos os dias em prol de um sistema penitenciário mais organizado e disciplinado, sabemos o quanto essas operações são importantes para dar mais segurança a quem convive diuturnamente nas unidades penais. Os próprios reeducandos são beneficiados com esse tipo de procedimento, pois diminui a quantidade de armas e objetos proibidos nas mãos da massa carcerária.
Desde janeiro de 2009, período em que a primeira turma de agentes penitenciários concursados da história da Paraíba assumiu seus postos, implantar um grupo de intervenção e escolta foi uma das principais reivindicações da nossa categoria, já que essas equipes especializadas existem em todos os estados da federação.
Hoje, temos o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e a Força Tática Penitenciária, que de forma correta e profissional executam as operações, ao lado dos aguerridos agentes de plantão. Temos, portanto, a enorme satisfação em vermos o Sistema Penitenciário da Paraíba acompanhar o crescimento que se constata em outros estados.
Repudiamos toda e qualquer manobra que venha macular e/ou obstruir as operações dentro das nossas unidades prisionais, pois temos a convicção de que esse trabalho só vem ajudar a fazer do sistema penitenciário um lugar mais seguro, mais justo e, consequentemente, mais fácil de alcançar a tão discutida “ressocialização”. Não há como ressocializar presos sem antes cobrar de cada um deles a disciplina dentro das cadeias e presídios. Para isso, é necessário que as operações de segurança sejam realizadas periodicamente.
Assinam esta nota os diretores abaixo relacionados:
Cinthya Almeida – Presídio Feminino de João Pessoa
Marcia Estrela – Presídio Feminino de João Pessoa
Fábio Roberto – Presídio Feminino de João Pessoa
Alceny Gonçalves – PB1
Everton Silva – PB1
Jodson Araujo – PB1
Leandro Batista – PB1
Pedro Trajano – Francisco Espínola
Fabiano Lucas – Francisco Espínola
João Rosas – Máxima de João Pessoa
Gilvaldécia Carvalho – Máxima de João Pessoa
Cícero Júnior – Santa Rita
Harley Rocha – Santa Rita
Edmilson Alves – Santa Rita
Manoel Osório – Serrotão
Laércio Rodrigues – Serrotão
Celso Bezerra – Serrotão
Anselmo Vasconcelos – Padrão de C. Grande
Alexandre Gomes – Padrão de C. Grande
Delmiro Nóbrega – Padrão de C. Grande
Anairis Almeida – Presídio Feminino de C. Grande
Auristela Camelo – `Presídio Feminino de C. Grande
Ícaro – Catolé do Rocha
Carlos – Mamanguape
Marcelo Belota – Presídio Regional Vicente Claudino de Pontes – Guarabira
Daniel – Guarabira
Vladmir – Guarabira
Alberto de França Costa – Solãnea
Yankel Rodrigo – Araruna
Lenni Sucupira – Esperança
Diego Lima – Boqueirão
Wescley Mota – Pombal
Alexandre – Monteiro
Neto – Roger
Henrique – Guarabira
Rogério Gominho – IPF
Thiago Marinho – Soledade