As candidatas à Presidência Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) reagiram ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante as comemorações do 7 de Setembro. Ao lado da primeira-dama, Bolsonaro se disse “imbrochável” e aconselhou os homens a buscarem uma “princesa”.
“Podemos fazer várias comparações, até entre as primeiras-damas. Não há o que discutir: uma mulher de Deus, família e ativa na minha vida. Não é ao meu lado, não. Muitas vezes, ela está é na minha frente. E eu tenho falado aos homens solteiros, para os solteiros que estão cansados de ser infelizes, procure uma mulher, uma princesa, se casem com ela para serem mais felizes ainda”, disse o presidente antes de beijar Michelle Bolsonaro.
Após o beijo, Bolsonaro gradeceu a “Deus pela segunda vida” e puxou o coro: “imbrochável, imbrochável, imbrochável”, deixando a primeira dama constrangida.
O discurso foi considerado machista e causou reação na política. “Além de pária internacional devido à falta de segurança e de estabilidade política, agora o país também vira motivo de chacota pelas falas machistas do seu líder, que deveria dar exemplo. O Brasil não merece o governo que tem!”, publicou Tebet no Twitter.
Já Soraya, também no Twitter, disse que “o presidente insiste em propagar que é imbrochável, informação que, sinceramente, não interessa ao povo brasileiro”. “O que o Brasil precisa, mesmo, é de um presidente incorruptível.”