“Os Cílios das Águas: Espaços Plurais no Contexto do Semiárido Brasileiro” é o título da obra publicada pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda, da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande.
De acordo com a professora, são anos de trabalho em diferentes paisagens que resultaram no registro das suas alternâncias, variabilidade de paisagens, de formas de vidas, do Semiárido – Bioma Caatinga se revelando por suas riquezas. A obra está disponível no endereço http://www.serpec-expocaatinga.com/home, através do menu E-Books.
“O Cenário construído nesta publicação se traduz na edificação de um novo modo de olhar e perceber as matas ciliares. Assim, são compartilhados nos espaços da semiaridez os conhecimentos gerados por uma vivência que busca fortalecer e efetivar os princípios da ecossustentabilidade. Portanto, neste desenho são definidos aspectos relacionados a variabilidade de paisagens ciliares que associada aos fatores sazonais determinam mudanças no Tempo e no Espaço”, destaca a autora na obra.