A prefeita Edna Henrique foi a entrevistada da última sexta-feira, 11, do programa Sem Censura, gerado pela rádio 104,9 – Imprensa FM, em Monteiro, e retransmitido pelas rádios IND FM de Serra Branca, Princesa Isabel AM e FM, de Princesa Isabel e Pedra Branca FM, de Pedra Branca, cidade localizada na região do Vale do Piancó.
O programa é apresentado todas as sextas-feiras, das 11 às 13 horas, pelo radialista Eudo Nicolau com participação do jornalista Fábio Brito.
No programa de sexta-feira a prefeita Edna Henrique teve a oportunidade de fazer um balanço administrativo de sua gestão, mostrando com números como o município conseguiu avançar nestes seis anos e meios à frente da prefeitura de Monteiro, principalmente nas áreas de saúde, educação, social, agricultura e infraestrutura.
O equilíbrio financeiro obtido com um controle absoluto dos gastos públicos permitiu que o município, com recursos próprios, investisse em setores importantes como saúde e educação, possibilitando uma mudança radical nestes setores, que antes recebiam apenas investimentos através de recursos federais.
Programas sociais, a exemplo do Merenda em Casa, Sopa da Gente e Nenem Fortinho, todos mantidos com recursos próprios beneficiam mais de 4 mil famílias, além da distribuição periódica de leite e peixes, este último distribuído no período da Semana Santa.
Para enfrentar a crise econômica que já vem provocando estragos financeiros em milhares de municípios do país, a prefeita Edna Henrique disse que já começou a adotar uma série de providências administrativas e econômicas, a exemplo da implantação do expediente em turno único para os servidores municipais, um controle mais rígido nos gastos com combustíveis, energia e diárias.
A prefeita também comentou as dificuldades de administrar o maior município do Cariri sem a parceria do Governo do Estado, que tem negado uma série de parcerias e ações em prol do município.
Segundo a prefeita, o motivo da omissão é predominantemente política.
Ainda segundo Edna Henrique, o governador tem retaliado sua gestão através de atitudes como a falta de repasse de verbas para a construção da Escola Araújo Valença, na qual foi necessário realizar uma rescisão unilateral do convênio, bem como a falta de liberação de um aditivo de prazo para que seja viabilizada a construção do Ginásio de Esportes em Monteiro.
A prefeita garantiu que mesmo com estes gestos lamentáveis do governador, a gestão tem feito esforços incalculáveis pra que o andamento das ações não seja prejudicado.
“Não me atenho a estas questões políticas, mas a partir do momento que esta politicagem começa a prejudicar no desenvolvimento do meu município, luto até as últimas consequências”, pontuou a gestora.