A prefeita Edna Henrique viajou para Brasília neste final de semana para participar, a partir desta segunda-feira (25), da XVIII Marcha dos Prefeitos. O evento que acontece até a quinta-feira (28) deverá reunir um número recorde de prefeitos de todo o Brasil, em meio a uma grave crise que afeta os municípios.
A gestora aproveitará a viagem para visitar vários ministérios do Governo Federal tentando liberar verbas já conquistadas por sua administração e que são vitais para o município de Monteiro.
Segundo a prefeita Edna, já foi conseguido junto ao MEC a aprovação de projetos para a construção de três escolas e uma creche na zona rural e o que falta agora é a liberação de verbas. As escolas serão construídas nas comunidades de Queimadas, Cacimba de Cima e Santa Catarina. A creche será erguida também nesta última localidade.
A prefeita, que estará acompanhada em toda a viagem do deputado estadual João Henrique, vai tentar ainda liberar os recursos da segunda etapa do projeto de Saneamento Básico de Monteiro. O projeto já aprovado está orçado em R$ 6 milhões e deverá preparar a cidade para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.
A gestora também quer a liberação de recursos para a continuidade da reforma dos 9 PSF’s e 10 âncoras do município. As reformas já começaram, mas estão paralisadas por falta de liberação de verbas do Governo Federal. Edna ainda buscará destravar recursos para a conclusão de dois novos PSF’s, nas comunidades de Cacimba de Cima e Mocó e uma nova unidade sem local certo para ser instalada.
A intenção da prefeita Edna Henrique é conseguir também a habilitação do projeto das “Motolâncias”, conquistado pelo município, mas que não foi habilitado para receber recursos para seu custeio, sendo sustentado hoje apenas com verbas do próprio município.
Acompanham ainda a prefeita Edna Henrique, em Brasília, os secretários Clênio Nóbrega (Planejamento) e Anna Lorena (Saúde).