Edna Henrique pode trocar PSDB pelo PROS para se manter alinhada com Bolsonaro

A deputada federal paraibana Edna Henrique ensaia trocar o PSDB, partido ao qual é filiada desde abril de 2018, pelo PROS, pelo desejo de seguir numa sigla cujo norte político siga as vontades do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com informações divulgadas pela Folha, a insatisfação de Edna e de alguns outros poucos políticos peessedebistas se dá porque o partido já estaria preparando terreno para assumir uma identidade própria, reforçar o viés de oposição ao governo Bolsonaro e partir para a disputa eleitoral em 2022.

Para tanto, o PSDB já teria endurecido o discurso de oposição e iniciado o processo de isolamento de parlamentares do partido com ligação mais estreita com o presidente e, nos Estados, começado a ensaiar uma aproximação, inclusive, com partidos de esquerda.

O PSDB objetiva unificar a bancada no Congresso Nacional e construir um discurso que consolide o partido como uma opção ao Planalto em meio à polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A legenda tem como pré-candidatos os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS).

Na última quinta-feira (31), ambos assinaram uma carta em defesa da democracia divulgada em conjunto com outros quatro presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), João Amoêdo (Novo), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Luciano Huck (sem partido). A coalizão é vista como embrião de uma possível união para a corrida presidencial.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar