A secretária de Educação de Sumé, Betânia Macedo, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (18) com diretores de escolas para traçar as ações de mais uma etapa do Programa Mais Educação.
O programa no município acontece em sua terceira edição e desta vez com a participação de todas as escolas da zona urbana e uma escola da zona rural. A secretária Betânia entregou a cada diretor o plano de trabalho a ser executado nos próximos oito meses, período em que cada etapa é executada.
De acordo com ela, o programa amplia a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral, contribuindo para a redução da evasão e da distorção idade série.
De acordo com a diretora da Escola Maria Leite, Socorro Sarmento, depois da implantação do programa, o índice de evasão escolar naquela unidade de ensino, foi de cerca de 90%.
“As atividades na nossa escola tomaram novos rumos, a segunda etapa foi uma das melhores, ao término das oficias, pudemos ver nossos alunos já colocando em prática o aprendizado, por exemplo, tocando violão e flauta doce. Eu acredito que é um programa que veio para ficar”, avaliou a diretora Socorro.
O Mais Educação é focado nas atividades extraclasse que compreende oficinas de dança, música,futebol, natação, leitura e escrita. Além destas atividades, há também as que são voltadas para os pais de alunos, que acontecem nos finais de semana com corte e costura, cabeleireiro, manicure, coral e futebol.
“São oficinas que dão certo, pois os pais tem nos perguntado quando as atividades voltam para que eles também possam participar”, disse Betânia.
Nesta terceira etapa, que está prevista para começar em agosto, alunos de 15 a 17 anos também terão preparação com aulas extras para o vestibular. O Mais Educação trabalha com um coordenador geral e 33 monitores que são divididos por escola.