A Secretaria de Educação de Sumé realizou nesta semana um curso de boas práticas de alimentação e nutrição para as merendeiras da rede municipal de ensino e pessoal de apoio.
A capacitação foi dada pela nutricionista Tereza Cristina Trigueiro que deu orientações sobre a preparação do cardápio, higiene, manipulação, congelamento e descongelamento de alimentos.
O cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de Sumé segue todas as diretrizes do Ministério da Educação, que deve conter os nutrientes calorias e proteínas que a criança precisa para seu desenvolvimento.
A nutricionista Tereza Cristina há alguns anos faz esse acompanhamento nas escolas e de acordo com ela, sempre que necessário são feitas adequações na alimentação para que possa atender às necessidades das crianças.
Os alunos que tenham rejeição com algum tipo de alimento ou algum problema de saúde que os impeçam de ingerir determinada comida, a direção das escolas faz esse acompanhamento para que o cardápio desse aluno possa ser adequado à alimentação que ele possa consumir.
Outro ponto trabalhado constantemente é não permitir que os estudantes levem alimentos de casa, tipo refrigerantes, pipocas e doces. A orientação é que eles consumam a merenda da escola que é de qualidade e de alto valor nutricional.