O município de Sumé ultrapassou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com nota 4.4, quando a média indicada para o município seria 3.8. Os dados se referem ao ano de 2013.
Para a avaliação do IDEB é levado em consideração o número de aprovação de alunos em cada série, diminuição na evasão escolar e a nota da Prova Brasil. A avaliação é feita do 1⁰ ao 5⁰ ano do Ensino Fundamental I e do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental II.
De acordo com a secretária de Educação, Betânia Macedo, o avanço do município na média do Ideb se deve aos investimentos do governo municipal e ao trabalho dos educadores e diretores.
Ela disse que nos últimos anos, novos ônibus foram adquiridos, em parceria com os Governos Federal e Estadual, totalizando nove transportes escolares, implantação do Plano de Cargos do Magistério Público Municipal, reforma e construção de novas escolas, implantação do Programa Mais Educação, que em 2014 foi ampliado, melhoria na qualidade da merenda escolar e cursos de capacitação e aperfeiçoamento para professores.