Um dos maiores escritores paraibanos, Efigênio Moura, lançou na noite desta quinta-feira (20), seu mais novo livro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. ‘Caderneta de Fiado’ é o nome da obra, que trata de um romance inspirado no poema Zefa, de seu avô Efigenio Teixeira de Moura. O livro faz homenagem a cidade e ao povo de Taperoá, no Cariri.
O lançamento contou com a presença de vários admiradores dos escritos de Efigênio, dentre eles o editor do CL Geordie Filho, Vanderléia Gadi, Marco di Aurélio e muitos outros. O livro tem linguajar nordestino, utilizado como forma de reproduzir a rica e sólida expressão oral existente na região, a “verdadeira língua do povo”.
Com o compromisso de contar estórias vividas ou não, tendo com ambiente o Cariri paraibano, Efigenio conta agora a estória de Zéfa, alagoana que foi morar em Taperoá, movida por promessas de amor nunca pagas. O novo livro de Efigênio tem duas narrações, na primeira e terceira pessoa: ora ele conta a estória, ora a personagem conta sua própria estória.
‘Caderneta de Fiado’, publicado pelo Selo Latus-Uepb, é o quarto livro de sua vida literária e traz, como em todos os livros, homenagens a sua terra natal e personagens que fazem a vida se tornar mais fácil.