O desenho político da oposição e situação do município de Taperoá, na Borborema paraibana, está começando a se desenhar. O Prefeito da cidade, George Farias, busca a reeleição para manter a tradição de seu grupo político no município.
Em 2020, ele teve 52,93% dos votos. Foram 4.437 votos no total. O candidato derrotou Júnior de Preto, que ficou em segundo lugar com 45,57% (3.820 votos).
Como apoio, ele busca a adesão de Ruy Carneiro, Pedro Cunha Lima, Efraim Filho e Cássio Cunha Lima para fortalecer sua chapa. Inclusive, ele ganhou uma grande aliança para seu grupo político. Trata-se do vereador Chiquinho Patativa que mudou de bancada e, agora, está na “situação” da cidade.
O anúncio foi feito pelo parlamentar durante o programa Jornal Interativo na Rádio Taperoá FM. Com a adesão, o prefeito George Farias passa a ter ampla maioria na Câmara Municipal de Taperoá, tendo o apoio de sete vereadores: Geovane (Líder do Governo), Birino, Chiquinho, Bomga, Doutorzinho, Beto e Aílton.
A oposição em Taperoá promete vir forte
A oposição ainda se articula, mas alguns nomes já são dados como certos para aparecer na disputa, como os dos ex-prefeitos Jurandir, Júnior de Preto e do empresário Ariano.
Em entrevista ao Jornal Interativo, pela Taperoá FM (87.9), o presidente da executiva Municipal do PSB, Júnior de Preto, disse que a determinação Nacional e Estadual da legenda sinaliza para que o partido tenha candidatura própria na cidade. Ele é aliado de carteirinha de Gervásio Maia.
Inclusive, Junior já antecipou que o seu bloco político vai realizar pesquisas para balizar a escolha do nome dentro do partido.
Por outro lado, o ex-prefeito de Taperoá, Jurandi Gouveia, em entrevista ao programa Ponto de Vista da Serra Branca FM, afirmou que desde que foi para o campo da oposição, tem buscado fazer uma atuação propositiva, buscando obras e ações para o município, mesmo não estando no comando do executivo.
Jurandi confirmou seu desejo em concorrer ao pleito e adiantou que buscará unir as oposições. Ele concluiu afirmando que tem condições políticas e jurídicas para disputar a prefeitura que já venceu por duas vezes.
O vereador de Taperoá, Salatiel Gomes (PTC), defende uma candidatura própria do PSB no município. Segundo ele, o seu grupo político está cada dia mais forte e, acima de tudo, terá papel fundamental na escolha do nome da oposição. As declarações de Salatiel foram dadas ao Jornal Interativo, transmitido pela rádio Taperoá FM (87.9).
Em síntese, o atual cenário para a oposição é dos melhores. O grupo conta com o apoio do governador João Azevêdo, do presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, o deputado federal, Murilo Galdino e outras lideranças. O atual prefeito George Farias poderá encontrar dificuldades em sua reeleição.
As eleições municipais de 2024 prometem um xadrez político na ‘Terra de Ariano Suassuna’ e aos poucos vai se desenhando. Os próximos capítulos prometem.
Com Gutemberg Cardoso