Nesta última quarta (22) a Prefeitura Municipal de Gurjão, através de sua Secretaria de Infraestrutura e a empresa JOBAFI, realizou a sua Conferência Municipal de Saneamento Básico e Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Na oportunidade, o poder público discutiu com a população e vários segmentos da sociedade assuntos ligados com resíduos sólidos, esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem e manejo das águas pluviais.
O Secretário de Infraestrutura do município, Agrippino Gurjão, explicou a organização da Conferência e Audiência Pública mostrando o histórico da obrigatoriedade da elaboração do Plano de Saneamento Básico. Segundo o secretário, “Na ocasião foi exposto aos participantes o Plano em si, sua obrigatoriedade mostrando que todos os municípios brasileiros desde janeiro último tem que ter seu plano sob pena de sofrer sanções por parte dos órgãos governamentais”. Agrippino ainda acrescentou: “Numa segunda parte foi apresentado um diagnóstico do sistema no município, já que nós desde o ano passado estamos trabalhando na construção deste Plano conjuntamente com os técnicos da empresa JOGAFI, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano”.
Para garantir a palavra aos participantes, foi aberta a participação da comunidade com a formação de quatro grupos de trabalho nos eixos temáticos para propor mudanças se necessário. Os participantes participaram também da discussão e votação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que foi aprovado durante o evento.
A Conferência contou ainda com a presença do Prefeito do município, Ronaldo Ramos de Queiroz, que fez sua abertura explicando a importância e mostrando a disponibilidade e o trabalho da administração na elaboração e na execução do Plano em questão.