O Gerente da EMATER, de Serra Branca, Walmir Azevedo, esteve concedendo entrevista no Jornal da Ind II Edição, desta terça-feira (23) anunciando o período de início do CAR ( Cadastramento Ambiental Rural), em 21 municípios do Cariri Paraibano.
O CAR, hoje, faz parte de uma das exigências do governo federal, através dos ministérios do meio ambiente e agricultura, que tem como objetivo legitimar e designar 20% de cada propriedade rural destinada a proteção ambiental, no combate ao assoreamento que vem sendo registrado às margens de rios e açudes na região.. Segundo Walmir, essa determinada área escolhida pelo proprietário, deve permanecer intocável.
Após a demarcação dessa área o dono da terra, deverá preservá-la e a realização de trabalhos agrícolas, devem ser efetuados fora desse espaço. Caso o agricultor (a), seja flagrado (a), utilizando a área destinada a proteção ambiental, sofrerá multas e poderá até ir preso pelo descumprimento das leis, relatou o Gerente.
A EMATER, nesse processo terá o papel de órgão orientador, sendo de responsabilidade do IBAMA e da Polícia Ambiental, realizarem a fiscalização destas áreas.
O cadastramento será destinado a atender cerca de 1.000 produtores de leite, nas cidades de: Serra Branca, São José dos Cordeiros, Parari, Taperoá, Assunção, Livramento, Santo André, Gurjão, São João do Cariri, Coxixola, Caraúbas, Congo, Camalaú, Prata, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, São João do Tigre, Ouro Velho, Sumé e Amparo iniciando a partir da próxima segunda-feira (29).
O atendimento será feito através de visitas e o proprietário terá que apresentar toda a documentação da terra para que seja realizado o geo referenciamento e a devida divisão dos 20% do total de hectares.
É importante que se alerte para que naquelas propriedades em que não há mais vegetação, será necessário realizar todo o replantio para manter a sustentabilidade da natureza, pontuou Walmir.
Edna Amorin