A campanha do Setembro Amarelo é uma das de mais fundamental relevância no âmbito da saúde de todo o calendário anual. A campanha é alusiva à conscientização sobre os transtornos mentais e prevenção ao suicídio, uma das principais causas de mortes, inclusive de forma alarmante entre jovens e adolescentes, além dos outros públicos, na região, no estado, no país e no mundo.
Este mal silencioso merece toda a atenção, e foi com este intuito que a Câmara Municipal de Monteiro recebeu nesta quinta feira, 21, em sua sessão ordinária, a presença de profissionais que compõem a rede RAPS- Rede de Atenção Psicossocial do município, composta pelo CAPS, CAPS AD III e Ambulatório de Saúde Mental.
O momento contou com diversas participações com relatos e o destaque de como as ações da rede funcionam no município. “Sempre é produtivo propiciar momentos de debate e informações como esta. Vamos nos conscientizar e entender mais sobre o assunto para que possamos ajudar as pessoas em sofrimento psicológico”, comentou a diretora da RAPS, Kalline Torres.
A visita faz parte do cronograma elaborado para conscientização sobre os transtornos mentais e prevenção ao suicídio que tem a seguinte programação:
CAPS AD:
22/09 – Dia solidário com oferta de serviços como brechó, oficinas de beleza com corte de cabelo, unha e maquiagem.
CAPS I:
28/09 – Oferta de serviços na sede do CAPS I com atividade física, artesanato, pintura e escutas individuais para a população em geral.
AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL:
25/09 – Participação da psicóloga Jéssica em palestra sobre o tema no IFPB;
27/09 – Momento com os pais das crianças que são atendidas no serviço;
28/09 – Momento com os pais dos adolescentes que são atendidos no serviço.
ESCOLAS:
Visitas dos alunos aos serviços que dispõe no município para conhecerem a estrutura, e as áreas do saber que nelas atuam.