A Polícia Federal instaurou inquéritos para investigar a realização de contratos realizadas pela Prefeitura de Monteiro, na gestão da então prefeita Edna Henrique, atual deputada federal e candidata à vice-prefeita, na chapa encabeçada pela sua própria filha, a médica Micheila Henrique, nos anos de 2013, 2014 e 2016.
Conforme documentos que estão em posse do site, um dos Inquéritos Policial foi instaurado para apurar as circunstâncias em que se deu a contratação da pessoa jurídica Frederico de Brito Lira – ME (São Pedro Comercial de Alimentos), nos anos de 2013 e 2014, na gestão de Edna Henrique, pelo Fundo Municipal de Educação de Monteiro, visando investigar possível ocorrência de desvios de recursos públicos, e nos autos foi apreendido um CD, onde continha uma série de arquivos que servem para montar um histórico dos fatos ora investigados.
Outro inquérito policial investiga as circunstâncias em que se deu a contratação da pessoa jurídica Rosildo de Lima Silva – EPP (União Comercial), pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Monteiro, no ano de 2016, também na gestão de Edna Henrique, para fornecimento de alimentos visando investigar a possível ocorrência de desvio de recursos.
Ambas empresas são investigadas pela Operação Famintos, da Polícia Federal. Entre 2013 e 2014, a empresa Frederico de Brito Lira – ME (São Pedro Comercial de Alimentos) recebeu R$ 242.318,44 da Prefeitura Municipal de Monteiro. O que chama a atenção, é que apenas em 2016, último ano da Gestão de Edna Henrique, a empresa Rosildo de Lima Silva EPP recebeu o montante de R$ 1.380,777,37 da prefeitura de Monteiro, conforme dados extraídos do Portal Sagres.
Nos autos de despachos da Polícia Federal, que estão em posse do site, consta a informação de quer tais inquéritos foram instauradas após denúncia realizada a Polícia Federal, MPF e PF em 2016. O despacho ainda faz menção ao nome do filho do deputado estadual João Henrique e da deputada federal Edna Henrique, e o presidente estadual do PROS, Michel Henrique.
De acordo com o despacho, a denúncia dava conta do cometimento de diversas fraudes por parte de Michel Henrique, filho do deputado João Henrique e da então prefeita Edna Henrique, que se utilizando de sua influência na administração municipal, impunha a contratação de empresas fantasmas, direcionamento de licitações, e desvio de recursos públicos.
A Polícia Federal continua nas investigações. Os documentos que comprovam as investigações estão em posse do site.