A Escola Estadual Pedro Bezerra Filho de Camalau realizará a 2ª amostra didático-científica de tecnologias sociais aplicadas a realidade da semiaridez, trata-se do “II Sertão Vivo: conhecer, refletir e intervir no Semiárido nordestino”, que acontecerá nas mediações da estrutura física da referida escola na próxima quarta, 3 de junho, das 13h às 21h.
Serão apresentados 19 projetos com o objetivo de desenvolver e implantar práticas sustentáveis na escola e na região por meio de ações pedagógicas e científicas movidas pelo conhecimento, reflexão e intervenção nos ambientes social, cultural, econômico e educacional.
Os projetos serão trabalhados nos seguintes eixos temáticos: horticultura orgânica, avicultura alternativa, história regional, resíduos sólidos, artesanato, culinária regional, artes e cultura, projetos de infraestrutura hídrica, agroecologia, cinema, destilação e fermentação de bebidas artesanais, fitoterapia, pecuária, exercício físico e bem estar, robótica e construções rurais.
O evento estará incluso dentro da programação das festividades da 40ª Festa de Santo Antônio, encerrando as suas atividades com a parte religiosa e cultural. A realização da EEEFM Pedro Bezerra Filho, sob a direção de Maria Domícia e do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, sob a orientação do professor Ezequiel Sóstenes.
Sobre o projeto, Ezequiel Sóstenes falou de sua importância: “Temos que superar a imposição do autoritarismo pedagógico de transmissão de conhecimentos e tecnologias exógenas, muitas vezes distantes das nossas vivências e anseios. Dessa forma, buscamos trabalhar a luz do desenvolvimento de saberes e tecnologias que proporcionem uma convivência em harmonia dos seres humanos com a natureza”.
Mais informações com o professor Ezequiel Sóstenes pelo telefone (83) 9985-1365.