O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, dará início na próxima sexta-feira (19) à entrega da primeira etapa de distribuição de sementes para as regiões do Sertão e Cariri. Serão entregues mais de 412 toneladas de sementes, como milho, feijão macassar e carioca e sorgo forrageiro. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 7,5 milhões no Programa de Distribuição de Sementes Safra 2014/2015
Nesta primeira etapa do Programa de Distribuição de Sementes foram alocados R$ 4 milhões, atendendo 110 municípios do Sertão e do Cariri. As famílias beneficiadas preferencialmente serão as que fazem parte do Programa Garantia Safra residente na zona rural.
Em cada região as sementes serão distribuídas nos seguintes polos: São Mamede, Sousa, Itaporanga, Princesa Isabel, Catolé do Rocha e Sumé. Na sexta-feira (19), na cidade de Itaporanga, as sementes começarão a ser entregues aos agricultores dos 19 municípios do Vale do Piancó, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e Emater. A coordenadora Roméria Pereira garante que a distribuição será feita em tempo recorde, a fim de que os agricultores plante-as aproveitando as primeiras chuvas que caírem na região.
Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Agamenon Vieira, essa é uma ação de governo que contempla cada momento vivenciado nas regiões do Estado. “Nós temos condições climáticas diferenciadas e isso fez com que o governo fizesse esse grande esforço para distribuir as sementes no momento certo relacionado às chuvas, por isso vamos começar pelo Sertão e Cariri, onde o inverno começa primeiro e depois vamos seguindo o calendário para as outras regiões de forma que todos os agricultores, dentro dos critérios, sejam beneficiados na hora certa”, explicou o secretário.