O Governo do Estado entregou nesse sábado (21) a adutora do município de Assunção, no Cariri Ocidental e distante 229 km de João Pessoa. A obra de R$ 8,2 milhões e 83 quilômetros de extensão garante água tratada para mais de quatro mil habitantes.
Ao inaugurar o sistema adutor de Assunção, o governador Ricardo Coutinho anunciou que a Cagepa está autorizada a abrir o processo de concorrência para a instalação da rede de distribuição d’água para que os moradores passem a ter água nas torneiras. O município ainda não dispõe de abastecimento com rede nos domicílios. Para esta segunda obra será aberta concorrência pública no valor de R$ 2,8 milhões.
Ricardo Coutinho explicou que os municípios de Santo André e Coxixola, que ganharam sistema de abastecimento d’água, também não possuíam rede de distribuição e que as obras de implantação estão em fase de conclusão.
Já foram implantadas na região as adutoras de Areia de Baraúna, Passagem, Salgadinho e agora Assunção. “O município é importante na região e com água e rodovia pavimentada vai crescer de forma econômica e social”, disse o governador, lembrando que o Governo do Estado implantou e está implantando mais de 800 quilômetros de sistemas adutores.
O vice-governador Rômulo Gouveia destacou que mais uma cidade paraibana é beneficiada com abastecimento d’água e Assunção, que ganhou uma rodovia asfaltada, agora recebe água. “Esses dois benefícios contribuem muito com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.
O prefeito de Assunção, Rafael Oliveira, agradeceu a implantação da adutora que traz água para a população. “A nossa luta maior era para a adutora chegar e ela chegou com água tratada, o que significa mais saúde. O próximo passo agora é a rede de distribuição e ela também se tornará realidade”.
O cidadão Joel Severino da Silva, 80 anos, comemorou a chegada da água. “Estou feliz porque até hoje, nessa idade, minha cidade ainda não tinha água e agora acredito que não vamos mais sofrer com falta d’água, graças a Deus”.
O casal José Severino, 93 anos, e Maria das Neves dos Santos, 88, também comemoraram a garantia de água para Assunção. “Esse é um bem que a gente não tinha e mais adiante essa água vai chegar nas torneiras, isso é uma fortuna para quem sempre teve pouca água”, declarou dona Maria das Neves.
O deputado estadual Antonio Mineral, o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o diretor de obras do DER, Hélio Cunha Lima e alguns prefeitos da região, a exemplo de Cosmo Simões (Junco do Seridó), Débora Farias (Salgadinho), Vanderlita Guedes (Areia de Baraúnas), Evilázio Araújo (Tenório), o vice-prefeito de Patos, Lenildo Dias e vereadores da região participaram da solenidade realizada na avenida principal da cidade.