Exames descartaram que um homem de 31 anos e uma mulher de 27 anos que retornaram recentemente de viagem por Bélgica, Inglaterra e França no dia 1° de março, estejam infectados pelo novo coronavírus. O resultado do exame feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (6) confirmou que os pacientes não estão contaminados por nenhum vírus.
Paraíba tem novo caso sob suspeita de coronavírus e casos notificados sobem para seis
Outros dois casos suspeitos foram descartados também nesta sexta-feira após exames, mantendo a conta no total de cinco casos descartados e um ainda sob suspeita. Seis casos suspeitos de Covid-19 já foram notificados no estado.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Até a noite desta sexta, o MS havia reconhecido três casos sob investigação na Paraíba. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
O novo caso suspeito anunciado pela secretaria foi em João Pessoa, uma mulher de 26 anos com histórico de viagem para Espanha. Foi orientado isolamento domiciliar da paciente e está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.
Os outros dois casos descartados são referentes ao casal, de um homem de 43 anos e uma mulher de 31 anos que tinham ido à França. O resultado do exame confirmou que o quadro dos dois se trata de gripe comum, assim como o primeiro caso descartado. Esses dois se somam ao primeiro caso descartado, de um homem de 59 anos com histórico de retorno da Itália, que ficou internado no Hospital Clementino Fraga.
A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.
Ainda de acordo com SES, dois casos foram notificados em Campina Grande nesta sexta-feira, mas vão ser contabilizados no estado de Pernambuco, pois os dois pacientes possuem residência em Caruaru e estavam em Campina Grande para turismo. As duas pessoas já retornaram para seu estado de origem, de acordo com a secretaria.