Facebook muda regra e faz botão ‘compartilhar’ sumir para alguns

Com o propósito de evitar que publicações restritas sejam vistas por pessoas além do público alvo definido pelo autor, o Facebook alterou as regras de compartilhamento de postagem. Na última sexta-feira (28), Dia Nacional de Greve Geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB), muitas usuários da rede social se queixaram do “sumiço” da opção.

Com a mudança, a restrição no compartilhamento não é feita baseada no teor do conteúdo dos posts, das hashtags incluídas neles ou de acordo com os formatos escolhidos, sejam links, vídeos ou textos. O critério é o nível de privacidade selecionado pelo autor da publicação.

Segundo o Facebook, as alterações foram feitas para com quem os usuários resolveram dividir suas ideias. “Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas”, afirma um porta-voz do Facebook.

Qualquer pessoa que tenha um perfil no Facebook pode escolher quem poderá ver o que publicam. A opção feita vai determinar como os outros usuários poderão interagir com o post. Assim, nada muda para postagens públicas, que continuam a serem vistas por todos e poderem ser compartilhados com qualquer usuário da rede social.

No caso de o usuário optar pelo filtro apenas para “amigos”, as publicações passam a ser exibidas sem o botão “compartilhar”, para que fiquem restritas apenas ao círculo de amigos do autor do post. E quem optar pelo filtro “amigos dos amigos”, as publicações podem até ser compartilhadas, mas não ultrapassam os contatos que também forem amigos do autor do post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar