O ex-prefeito do município de Picuí, Buba Germano (PSB) já está afastado da presidência da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). Na última semana ele reuniu diretoria da entidade e anunciou o afastamento.
Em seu lugar assumiu o vice-presidente, o ex-prefeito de Pedra Lavrada Tota Guedes (foto).
Desde 2005, Buba preside a entidade, quando foi eleito pela primeira vez com uma diferença de cinco votos.
O presidente teria até o dia 5 de junho para deixar o cargo por conta da legislação eleitoral, mas decidiu deixar antes do fim do prazo, visto que disputará uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.
Buba lembrou que em sua administração a Famup deu um salto de qualidade em seu funcionamento ampliando os serviços que presta aos municípios paraibanos, como a criação do banco de dados que a Federação dispõe sobre a Paraíba.
O programa é chamado “Conhecendo o seu Município” e foi desenvolvido pela contadora Camila Moreira e pela economista Jéssica Henriques, funcionárias da entidade.
Os dados estão à disposição dos prefeitos para que possam conhecer seu município e fazer o planejamento estratégico.
Atualmente a Famup trabalha em parceria com o Banco do Brasil e fez uma parceria dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), onde os municípios são beneficiados com moradias na zona rural.
Ele também destacou os recursos que a Famup conseguiu junto ao governo federal dentro dom Programa Água para Todos.
Segundo Buba, foram adquiridos recursos da ordem de R$ 21 milhões para 50 municípios da Paraíba desenvolverem projetos que levem água à população.
Buba está apresentando o novo presidente da Famup, Tota Guedes, a órgãos públicos com os quais a entidade tem parcerias.